fbpx

Hortifruti

Modal Header Content

Alface

Presa a um pequeno caule, as folhas da alface podem ser lisas ou crespas e verdes, arroxeadas ou amareladas. Pode ou não formar “cabeça”, dependendo das inúmeras variações. Seu ciclo é anual. Na fase reprodutiva, emite uma haste com flores amarelas agrupadas em cacho, e produz em maior quantidade uma substância leitosa e amarga chamada lactoaria. Suas sementes podem ser aproveitadas para novos plantios. Sua substância leitosa é muito usada em cosméticos, para rejuvenescer e acalmar a pele. De baixo teor calórico, esta hortaliça é ideal para os dias de verão e seu teor de fibras é ótimo para o funcionamento intestinal. Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.

Modal Header Content

Couve

Couve é do mesmo gênero botânica do repolho, brócolis, couve-de-Bruxelas, couve-rábano e couve-flor. Folhas de couve são nutritivas, têm baixas calorias e não contêm colesterol. As folhas verdes contêm boa quantidade de fibras dietéticas solúvel e insolúvel que ajudam a controlar o nível de colesterol LDL e oferecem proteção contra hemorróidas, prisão de ventre e câncer de cólon.

Modal Header Content

Mandioca Descascada

A batata-doce é encontrada em diversas variedades, nas cores externas amarela, branca e roxa. Ela é rica em carboidratos, vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais. A batata-doce é encontrada em diversas variedades, nas cores externas amarela, branca e roxa. Pode ser classificada de acordo com o tamanho, formato, cor interna, dulçor, precocidade e cor das folhas. É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil. O período de safra é de janeiro a julho. A batata-doce é rica em carboidratos, contém vitamina A, vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Para o preparo, basta cozinhá-la em água fervente com a panela tampada, a fim de não perder os nutrientes.

Modal Header Content

Mandioca Descascada

Originária da América do Sul, a mandioca constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo). De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

Legumes

Modal Header Content

Abóbora / Jerimum

As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies são sensíveis às geadas (não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C). Além disso, necessitam de um solo propício que seja profundo e bem drenado. Dentre os maiores produtores mundiais de abóbora podemos destacar os Estados Unidos, México, China e Índia. A polpa da abóbora é doce e saborosa, por isso é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras. É usada para o preparo de purês, doces, tortas, caldo, sopas, etc. As sementes são usadas muitas vezes torradas e servem como um lanche nutritivo. Além disto, a abóbora é usada para decorar pratos.

Frutas

Modal Header Content

Banana

Entre todas as frutas, a banana é uma das mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Ao lado do arroz, trigo e milho, ela é um dos produtos alimentares mais produzidos. Originária do sudeste da Ásia e símbolo dos países tropicais, a banana se adaptou muito bem a vários tipos de solos e climas, passando a ser cultivada em cerca de 130 países. A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro. Devido ao fato de ser um concentrado de carboidratos, muitos atletas recorrem à banana após a prática de algum exercício físico, dessa forma, a fruta também é uma ótima fonte de energia muscular. Além de não conter colesterol e possuir propriedades tranquilizantes.

Modal Header Content

Mamão

A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Possui um formato oval e sua casca é lisa. Quando está maduro apresenta-se na cor amarela. Sua polpa interna é macia de cor alaranjada, sendo que no centro existem muitas sementes. Quando maduro apresenta um sabor doce e suave.

Modal Header Content

Goiaba

A goiaba é um fruto da goiabeira da espécie (psidium Guajava), originária da América tropical. A goiaba é uma fruta rica em Vitamina C, portanto é um excelente antioxidante.

Modal Header Content

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta típica de países tropicais e subtropicais, portanto, não se adapta em regiões de clima frio. É uma fruta com uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A. O abacaxizeiro costuma florescer na época do inverno. A parte comestível é a polpa, suculenta e com grande quantidade de água e fibras.

Modal Header Content

Laranja

Fruto da laranjeira, árvore da família Rutaceae. Possui porte médio que pode atingir até 8 metros de altura, tronco de cor castanho e copa de formato arredondado. A fruta é de origem asiática, foi levada pelos árabes para a península Ibérica e de lá se propagou pelo mundo. O interior da laranja é formado por gomos, cujo sabor varia do doce ao levemente ácido. É uma fruta rica em vitamina C, sais minerais como ferro, potássio, cálcio. O formato e a cor da fruta variam de acordo com a espécie.

Modal Header Content

Melancia

A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence à mesma família do pepino, da abóbora e do melão. O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Modal Header Content

Limão

O limão é uma fruta cítrica (citrus) originária do sudoeste do continente asiático. A árvore que produz o limão, o ano todo, chama-se limoeiro. O limoeiro adapta-se facilmente em solos localizados em regiões de climas tropical e temperado. Existem diversas variedades de limão. Algumas possuem a casca lisa, outras enrugadas. Algumas possuem casca verde e outras espécies apresentam casca enrugada e áspera. O limão possui um suco com sabor fortemente cítrico e azedo, pois apresenta uma grande quantidade de ácido cítrico. É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).

Modal Header Content

Maracujá

Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. Originária da América Tropical, é cultivada em mais de 150 espécies. As espécies mais populares são maracujá-amarelo, maracujá-roxo e o maracujá-doce. O maracujá-amarelo representa mais de 95% da produção no Brasil. O período de colheita do maracujá ocorre de seis a nove meses após o plantio. Pode ser consumido tanto em seu estado natural quanto em doces e sucos.As propriedades calmantes presentes no maracujá deve-se às substâncias alcalóides e bioflavonóides que atuam deprimindo o sistema nervoso central.O maracujá possui alto valor nutritivo, como vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais.

Modal Header Content

Coco

Muito popular em todo o país, contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente.